Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o suco detox ou sobre dietas desintoxicantes. De uma hora para outra os tais sucos milagrosos, assim como os chás emagrecedores, começaram a bombar na mídia e é impossível não se questionar a respeito.

Será mesmo que esses tais sucos detox ajudam a emagrecer ou são só mais uma dieta da moda que promete perder peso em um mês e não cumpre com o prometido?

Quer saber tudo sobre sucos e dieta de desintoxicação? Então, acompanhe o conteúdo!

O QUE É E PARA QUE SERVE UMA DIETA DETOX?

Antes de falar exclusivamente sobre os sucos milagrosos, vamos ao princípio da coisa: a dieta detox, o que é e como ela funciona.

O conceito da dieta detox é a inclusão de alimentos diuréticos, a fim de balancear ou eliminar as toxinas adquiridas a partir de “excessos” de uma alimentação não muito apropriada. Esse tipo de dieta nada mais é do que a inclusão de legumes, verduras e frutas ricas em água e nutrientes que ajudam a nutrir e hidratar o nosso corpo.

Entendido o conceito, agora vamos sanar a segunda dúvida: a dieta detox funciona?

Depende se o seu objetivo for equilibrar a alimentação ou fazer aquela limpeza no organismo. Após um dia de exageros, as sopas e sucos detox podem, sim, ser ótimos aliados para ajudar o organismo a eliminar toxinas e voltar a funcionar direito.

Agora, se o seu objetivo é emagrecer, calma lá! Vale a pena lembrar que, embora seja uma dieta nutritiva e colabore para uma vida mais saudável, “saco vazio não para em pé”!

É muito perigoso seguir uma dieta só de líquidos sem orientação de um nutricionista ou médico, principalmente se ela for de longo prazo.

Nosso corpo precisa de proteínas e carboidratos para se manter ativo, do contrário podemos ficar fracos, com tontura e desenvolver distúrbios alimentares. O ideal para quem busca emagrecer é sempre é ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e, se possível, sob orientação médica.

Assim, se o seu objetivo for emagrecer com saúde, os sucos detox são muito bem vindos, mas como parte de uma alimentação saudável, não como substituto de uma refeição balanceada, ok?

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DOS SUCOS DETOX?

Para estimular o seu propósito de alimentação saudável e, consequentemente emagrecimento, confira 5 vantagens da ingestão diária de sucos detox:

AJUDA A LIMPAR O ORGANISMO

Sabe aqueles dias que exageramos na alimentação comendo besteiras, gorduras e açúcares? Esse é um ótimo dia para você começar a beber o seu suco verde.

Como o nosso organismo é inteligente, ele tende a eliminar tudo que não presta no nosso corpo e, quando temos bons hábitos, ele ajuda a eliminar boa parte das toxinas que ingerimos. Além disso, o suco detox é rico em água, fibras, nutrientes e componentes antioxidantes que ajudam na limpeza do nosso organismo.

MELHORA A APARÊNCIA DA PELE E CABELO

Você sabia que a melhor maneira de cuidar da pele e do cabelo é de dentro para fora e que a nossa pele, assim como o cabelo, refletem a saúde do nosso fígado?

O fígado ajuda no processo de eliminação das toxinas do nosso organismo e, quando ele está com muitas toxinas, recruta a pele para ajudar nessa filtragem que, ocupada com a nova função, não consegue receber os nutrientes que precisa para ficar bonita e viçosa.

O suco detox feito com legumes e frutas frescas, favorece a limpeza celular e a regeneração do fígado. Sem falar que são cheios de nutrientes, antioxidantes e água, que ajudam a manter nossa pele e cabelos hidratados.

OTIMIZA A INGESTÃO DIÁRIA DE NUTRIENTES

Pense no suco detox como aquelas cápsulas de vitaminas que têm quase tudo o que você precisa para ter uma vida mais saudável e feliz. Muita gente tem dificuldade em comer a quantidade diária de frutas e verduras, assim, o suco detox ajuda a suprir esses nutrientes de uma vez só.

O ideal é mesclar as frutas, legumes e verduras, pensando sempre em como balancear a dieta. Na internet você encontra várias receitas e opções para contribuir com a sua dose diária de vitaminas.

PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Quem não quer ter uma aparência mais jovem, cuidada e saudável? Pois é, o suco detox também ajuda nisso. Eles possuem antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, que são extremamente prejudiciais a nossa saúde e colaboram para o envelhecimento precoce da pele.

Vai aí uma receitinha prática de poção da juventude: junte cenoura, brócolis, couve e suco de laranja, bata tudo e tome um copo generoso logo pela manhã (horário que o organismo absorve melhor os nutrientes) e depois veja como a sua pele ficará mais tonificada e bonita.

AUXILIA O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

O principal benefício do suco detox para o emagrecimento é que ele desintoxica e desinflama o organismo.

Uma vez que o organismo está limpo e livre de toxinas, ele funcionará melhor e, se você manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, tudo colaborará para que você emagreça melhor e mais rápido.

Além disso, o suco detox, devido à sua grande quantidade de fibra, também ajuda a manter a saciedade, colaborando para que você coma menos.

CUIDADOS E DESVANTAGENS DOS SUCOS DETOX

Apesar de prometer realizar milagres, os sucos detox também possuem controvérsias e contraindicações e é preciso se atentar a elas. É importante consultar um especialista antes de se aventurar nessas dietas desintoxicantes, ainda mais se foram novidades no seu cardápio.

Confira três cuidados ao adotar os sucos detox:

  • Algumas frutas possuem muito açúcar, o que pode aumentar o consumo de calorias do suco. Por isso evite a combinação de ingredientes ricos em frutose. A dica do equilíbrio também vale aqui.
  • Os sucos detox não são alimentos completos e, por isso, não podem substituir refeições principais, e sim complementá-las.
  • Evite tomar a mesma receita de suco detox por vários dias seguidos. O ideal é balancear os ingredientes para que você esteja sempre se nutrindo de uma forma melhor.

Viu como é importante aprender mais sobre o suco detox e seus benefícios? Ele pode, sim, ser a solução que você estava procurando para uma alimentação balanceada e saudável, desde que você não abra mão de alimentos sólidos.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações.

Fonte: Runway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *