A alimentação é um combustível para o organismo. Por meio dela, o corpo recebe os nutrientes necessários para seu funcionamento. Sendo assim, a escolha de alimentos saudáveis deve vir em primeiro lugar quando se deseja ter mais qualidade de vida.

Mas não adianta apenas modificar o cardápio. É necessário fazer uma reeducação alimentar e incluir a prática de atividades físicas na rotina. Em conjunto, essas práticas tornam possível a tão almejada saúde plena, em que o indivíduo conquista não apenas a saúde física, mas também a mental.

Neste artigo você vai conhecer 7 alimentos que devem fazer parte desse novo cardápio. Eles vão encher seu prato de vitaminas, proteínas e minerais, além de melhorar o humor e proteger sua saúde. Confira!

1. BRÓCOLIS

Não tem nada melhor que viver com saúde, não é mesmo? Quem consome brócolis regularmente está ingerindo não só antioxidantes, mas também uma diversidade de nutrientes benéficos para o organismo.

Eles possuem grande concentração de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, assim como o aparecimento de rugas e manchas de pele. Sem contar que são ricos em cálcio, que é ótimo para diminuir a irritabilidade e o nervosismo, bem como os sintomas da tensão pré-menstrual.

Os benefícios dos brócolis não param por aí, pois eles contêm vitamina C, magnésio e fibras, que atuam na redução dos níveis de colesterol e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

2. QUINOA

Segundo o nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia, Roberto Navarro, a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais. Isto faz dela um alimento de altíssimo valor biológico. Sendo assim, deve entrar no cardápio de quem busca uma alimentação saudável.

Para se ter ideia, a quinoa possui uma quantidade de proteínas comparada ao leite. Ela supera a soja, o trigo, o arroz e a aveia, perdendo apenas para a chia.

Ela é rica em minerais – ferro, zinco, cálcio, potássio, manganês e magnésio. Este último está envolvido na regulação da serotonina no organismo, que é o hormônio do bom humor.

3. CASTANHA DO PARÁ

Também conhecida como castanha do Brasil, esta oleaginosa é uma das principais fontes de selênio, cuja deficiência está relacionada a sintomas como irritabilidade e mau humor. Não há comprovação científica que alimentos ricos em selênio combatam o mau humor, mas indivíduos com carência deste mineral são depressivos, irritados e ansiosos.

Além do selênio, a castanha do Pará também possui flavonoides, compostos fenólicos e muita vitamina E, que melhora a função cognitiva, auxiliando a memória e a concentração.

4. SOJA

Considerada um alimento de alto valor biológico, a soja protege a saúde dos ossos, já que é rica em cálcio. Além disso, reduz o colesterol, previne doenças do coração, diabetes e osteoporose. Ela também é rica em minerais – potássio, ferro, magnésio e cálcio –, vitamina E e vitaminas do complexo B.

Sua concentração de fibras ajuda a regular o intestino, evitando problemas como prisão de ventre e constipação. Ela também é rica em isoflavonas, que é o fotoquímico responsável pela atenuação dos efeitos da menopausa, o que faz da soja uma grande aliada do equilíbrio hormonal. As isoflavonas também estão associadas ao menor risco de câncer de mama em mulheres.

Para quem busca qualidade de vida e deseja diminuir ou substituir o consumo de carne, este grão é uma das melhores alternativas, uma vez que possui grandes quantidades de proteínas.

5. CRANBERRY

Esta pequena fruta, nativa do leste da América do Norte, é uma grande aliada da saúde bucal. Quem não quer ter um sorriso bonito e bem cuidado? A cranberry ajuda na prevenção de cáries e doenças periodontais, pois inibe a colonização bacteriana na superfície dos dentes.

Além disso, é muito eficaz no tratamento e prevenção de problemas do trato urinário, em especial a infecção urinária. Também previne gastrites e úlceras, uma vez que a presença de proantocianidinas impede que a bactéria Helicobacter pylori se fixe na parede da mucosa estomacal.

E não para por aí, pois muitas pessoas apostam nos efeitos benéficos da cranberry para matar germes, acelerar a cicatrização, aumentar o fluxo da urina e até mesmo controlar a febre.

6. GOJI BERRIES

Originária da China e do Tibete, esta fruta possui benefícios incríveis. Dentre as principais vantagens de consumi-la está a forte presença de vitamina C – que melhora o humor. Além disso, ela evita problemas oftalmológicos, previne derrames e ainda fortalece o sistema imunológico, deixando o organismo mais forte contra a ação de diversas doenças.

Vale ressaltar que esse fruto possui 19 aminoácidos e, dentre eles, oito essenciais que o organismo não produz e que precisam ser adquiridos por meio dos alimentos. Lembrando que os aminoácidos têm função importante na formação das células e na manutenção da massa muscular.

7. CACAU

Além de delicioso, o cacau possui diversos antioxidantes que previnem doenças do coração, diminuem o risco de depressão e minimizam os efeitos da tensão pré-menstrual. Dentre os principais antioxidantes e nutrientes presentes no cacau, podemos citar:

  • Flavonoides: melhoram a circulação sanguínea e favorecem o bom funcionamento das artérias;
  • Teobromina: é eficiente no tratamento de doenças cardiovasculares e asma;
  • Feniletilamina: é um neurotransmissor que está ligado à produção de dopamina e serotonina, hormônios que proporcionam prazer;
  • Cafeína: aumenta o estado de alerta e estimula o músculo cardíaco;
  • Magnésio: mineral cuja deficiência causa insônia, depressão, irritação e ansiedade, principalmente em mulheres em fase reprodutiva.

Mas atenção: o cacau é um alimento bastante calórico, devido ao seu alto teor de gordura saturada. Sendo assim, a recomendação é evitar o excesso para aproveitar os benefícios do alimento.

Percebeu como o que você come está diretamente ligado à sua qualidade de vida? Incluir esses alimentos na dieta vai melhorar o humor, atenuar os sintomas da TPM e da menopausa, fortalecer o sistema imunológico e prevenir várias doenças.

Qualidade de vida é, antes de tudo, ter uma vida saudável, não é mesmo? E nada mais correto que começar escolhendo alimentos nutritivos e, claro, evitando aqueles que trazem prejuízos para a saúde.

Agora que você conhece quais alimentos saudáveis incluir no cardápio para ter uma vida com qualidade, aproveite para seguir nossas redes sociais e continuar recebendo nossos conteúdos. Estamos no FacebookInstagram e Youtube.

Fonte: Runway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *